Devido às mudanças e às
transformações constantes que permeiam todas as atividades numa sociedade
baseada na informação e no conhecimento, o grande desafio dos administradores
tem sido manter a capacidade competitiva de suas empresas no mercado. Para tanto,
deter o controle sobre informações importantes para o negócio se tornou o bem
mais valioso de empresas de qualquer porte.
Com o crescente avanço
tecnológico e a globalização, a busca e o aprimoramento das dessas informações têm se tornado um dos principais
objetivos empresariais. Sem esse conhecimento, não é possível modernizar-se e
adequar-se a esse cenário. A tecnologia, então, tornou-se um elemento-chave,
que tem auxiliado no processo de diferenciação de mercado e destacado
favoravelmente as empresas frente à concorrência.
Da mesma forma, quando a tecnologia
não é bem empregada e as informações não são devidamente compreendidas, impera
um clima de incerteza que afeta o ambiente e as tomadas de decisões,
comprometendo tanto a estrutura organizacional como o comportamento das
empresas.
No complexo mundo de negócios de
hoje, é fundamental que os profissionais entendam como a tecnologia pode ser utilizada
de maneira eficaz.
Tecnologia da Informação (TI)
pode apontar procedimentos específicos, fornecendo contribuições
significativas para as tomadas de decisões dos integrantes do nível estratégico
das empresas.
As empresas precisam ter o
entendimento e o controle de suas informações para que, ao transformá-las em
conhecimento, possam ser utilizadas como base para os negócios, possibilitando
a agilidade nas tomadas de decisões e de providências para realizar adequações,
quando necessárias.
Na prática, isso acontece com uso
de aplicativos, internet e sistemas de informação. Eles são ferramentas que
disponibilizam acesso, tratamento, geração e armazenamento de dados e
informações para a empresa toda, em suas transações internas ou externas,
tratando os dados com qualidade para que se tornem informações úteis. Segundo O’Brien (2003), existem três
papéis fundamentais dos sistemas de informação:
- Suporte aos processos de negócios,
- Suporte à tomada de decisão,
- Suporte à vantagem competitiva.
O sucesso empresarial,
entretanto, depende fundamentalmente da capacidade de perceber, organizar e
administrar as informações da empresa, aproveitando as ferramentas e recursos
que a TI tem a oferecer.
Fonte: ALBERTIN, A. L.; ALBERTIN,
R. M. Tecnologia da Informação. Desafios da Tecnologia da Informação Aplicada
aos Negócios. São Paulo: Editora Atlas, 2005.
Até a próxima!!
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