quinta-feira, 13 de março de 2014

Fiscalização do Ibama no Paraná

Curitiba (11/03/2014) – No total, o Ibama apreendeu três caminhões e um trator, utilizados para transporte e exploração ilegal de madeira, 54 metros cúbicos de toras de araucárias e imbuias, além de lenha nativa. As multas aplicadas passaram de um milhão de reais. Também foram embargados uma área equivalente a 70 campos de futebol devido à desmatamento ilegal nos municípios de Cruz Machado, Paulo Frontim e Bituruna, no bioma é Mata Atlântica.
A fiscalização do Ibama constatou um cenário preocupante: parte das toras de imbuia que apresentavam irregularidades (tortuosidade) encontravam-se abandonadas na mata, demonstrando que a retirada da espécie tem sido realizada de forma predatória.
Para o superintendente do Ibama do Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso, “as operações de combate direto ao desmatamento terão continuidade. É preciso considerar que a conservação da floresta nativa é indispensável para a qualidade de nossos recursos hídricos e para a manutenção da biodiversidade”, disse.
As multas aplicadas na operação serão cobradas administrativamente, bem como será exigida a recuperação dos danos ambientais causados. Os autuados ainda responderão criminalmente com base na Lei de Crimes Ambientais.

O Centro Sul paranaense é uma área de ocorrência dos últimos grandes remanescentes da Floresta com Araucária no Paraná e que abriga espécies da flora em risco de extinção e protegidos de corte, como a imbuia, o xaxim, e a própria araucária, árvore símbolo do estado.

Ascom/Ibama

Fotos: Ibama/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário