quarta-feira, 24 de julho de 2013

Usuários da Apple são alvo de novo golpe de cibercriminosos


É um fato que a Apple aparece menos do que as concorrentes em notícias sobre problemas de segurança e golpes digitais, mas um grupo de cibercriminosos decidiu aproveitar este nicho. Eles miram os usuários de dispositivos da empresa para ter acesso a dados pessoais no iCloud e dados bancários da iTunes Store.

A Kaspersky faz o alerta de que os golpistas estão desenvolvendo páginas que imitem a página oficial da Apple. O golpe tem se tornado cada vez mais popular, com média de 200 mil detecções diárias, contra uma média de apenas 1 mil em 2011. Em épocas de grandes anúncios, o número pode disparar, chegando a até 939,5 mil no dia 6 de dezembro de 2012.

O método mais popular é a distribuição de spam com links para uma página falsa da empresa. O layout do site imita a original e podem trazer elementos que simulem com precisão a página verdadeira. E a detecção de um site falso fica ainda mais difícil quando não se vê a URL, como quando o usuário acessa o site pelo Safari do iPhone ou iPad. O golpista pode até incluir uma imagem que simule uma linha de endereço válido.

A Kaspersky sugere a utilização da autenticação de dois fatores do Apple ID para evitar que cibercriminosos assumam o controle da conta e cuidado ao abrir qualquer e-mail que fala em nome da Apple.

Fonte: olhardigital
Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário